Praia do Cedro - Ubatuba/SP
A suspeita de muitos é que o nome da praia venha da árvore do Cedro, robusta e considerada medicinal, disponível no seu entorno. A praia fica na Enseada do Mar Virado, ao lado da Praia do Deserto, distante da civilização e ao lado de uma área extensa de vegetação cerrada da Mata Atlântica. Para ser mais exato, está localizada em frente à Ilha do Mar Virado, sítio arqueológico habitado por pescadores da pré-história, segundo descobertas de pesquisadores da USP. É um lugar de poucos turistas, porém frequentado por caxinguelês e pequenos esquilos. No verão, a paisagem também se compõe por tartarugas, golfinhos e até baleias, que migram pela região através das correntes marinhas. A Praia do Cedro é mais intimista no tamanho, mas grandiosa na sua beleza.
Praia Deserta do Cedro Ubatuba
Como chegar na Praia
O percurso quem escolhe é você. Este é um percurso linear e pode ser iniciado pelas duas pontas.
Começando pela Praia da Fortaleza, o caminho é mais curto, o tempo gasto é de 40 minutos; a partir da Lagoinha, é de aproximadamente 1 hora.
Pelo caminho mais curto, você deixa o carro na Praia da Fortaleza e segue caminhando pelo Pontão da Fortaleza, que leva diretamente para a praia do Credo.
O caminho pela Lagoinha é mais longo, mas também mais recompensador, você irá conhecer 7 praias inesquecíveis.
Este é o trajeto conhecido como "Trilha das Sete Praias":
Praia do Oeste,
Praia do Perez,
Praia do Bonete,
Praia Grande do Bonete,
Praia Deserta,
Praia do Cedro e
Praia da Fortaleza.
Por último, pescadores prestam o serviço de táxi-drive a partir da Praia da Lagoinha. Você pode combinar o trajeto para a volta da trilha.
Distância de São Paulo: 235 quilômetros da capital paulista
Praia Brava (São Sebastião)
A 29 quilômetros do centro de São Sebastião, a Praia Brava ficas nos costões entre Boiçuganga e Maresias.
Pertence a uma área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar, considerado um dos corredores biológicos restantes da Mata Atlântica que fazem a ligação entre a praia e o planalto.
Cortada por riachos e cercada por vegetação nativa, a Brava fica escondida e isolada da civilização.
As suas ondas fortes e violentas atraem principalmente surfistas.
Como chegar na Praia
A caminhada para Praia Brava tem aproximadamente 2 km, leva cerca de uma hora e possui trechos de subida íngreme. A entrada para a trilha fica no km 162 da Rio – Santos, logo no início da subida para quem está saindo de Boiçucanga com destino a Maresias.
Distância de São Paulo: 167 quilômetros da capital
Praia da Caveira (Ilhabela/SP)
O nome Caveira resume uma tragédia que ocorreu na região, em 1916. Segundo os fatos históricos, o transatlântico inglês Príncipe das Astúrias afundou perto da Ponta de Pirabura, com mais de 600 pessoas a bordo. O naufrágio está a 100 metros da costa a uma profundidade de 18 a 45 metros. Com 50 metros de extensão, a praia fica no lado leste da Ilhabela entre as Praias da Serraria e da Guanxuma. No entorno das pedras submersas, muitas espécies de peixes e vegetação atraem mergulhadores que fazem pesca submarina. A clareza das águas favorece essa prática.
Como chegar na Praia
A forma mais aventureira para se chegar até a praia da Caveira é através da praia de Castelhanos, de lá, é possível combinar com barqueiros para uma carona até a praia das Caveiras ou até a praia da Guanxuma, onde segue-se de trilha até a Caveiras. Para se chegar até Castelhanos existem duas opções. A primeira é por trilha partindo da Guarita do Parque Estadual, aproximadamente 5 horas de duração. A segunda é através da famosa Trilha do Bonete, partindo da ponta da Sepituba com pernoite na praia do Bonete e seguindo por trilha no dia seguinte até Castelhanos.
Para quem quer facilidade, uma alternativa é de barco pelo meio da baía. Leva 45 minutos para chegar. A lancha parte da Praia do Perequê.
Distância de São Paulo: 200 quilômetros da capital
Nenhum comentário:
Postar um comentário